Prêmio em defesa da liberdade de imprensa e movimento sindical acontece em setembro no Rio

Prêmio em defesa da liberdade de imprensa e movimento sindical acontece em setembro no Rio. Foto: Divulgação

Após o sucesso em 2017, acontece este ano a 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa.

A iniciativa é uma parceria entre a Tribuna da Imprensa Sindical e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ. O objetivo da confraternização é homenagear as entidades que de fato valorizam as boas práticas sindicais, fortalecendo a luta dos trabalhadores, e jornalistas que atuam em defesa da mídia democrática e popular.

Centenas de pessoas e autoridades prestigiaram a primeira edição do Prêmio, que lotou o Plenário Modesto da Silveira, na sede da OAB-RJ. A celebração reuniu os nomes mais marcantes, presentes e atuantes das forças populares, distribuídos entre os movimentos sindicais, de imprensa e do direito popular.

Os critérios para a escolha dos homenageados – que esse ano além do nosso troféu recebem a medalha de congratulação da OAB-RJ -, são: a defesa permanente das boas práticas sindicais e de imprensa, e o número de acessos (estatística) dos leitores ao site. O evento acontece na última semana do mês de setembro, também na sede da OAB-RJ, no auditório do 4º andar.

“Pelo segundo ano seguido, o diretor e editor da Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola, e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, dirigido pelo advogado Aderson Bussinger, premiam presidentes de diversos sindicatos, comunicadores populares e jornalistas contra-hegemônicos por reconhecimento pelas boas lutas e solidariedade, geradas diante das dificuldades cotidianas de um país profundamente desigual”, destacou Iluska Lopes, coordenadora da comissão organizadora do Prêmio, que conta com a participação do jornalista Sidney Rezende, diretor do portal SRzd.

Além da homenagem póstuma à Vito Giannotti, José Louzeiro e Audálio Dantas, como forma de reconhecimento aos que dedicaram suas vidas para fazer jornalismo com qualidade e compromisso social, Tribuna e OAB-RJ premiam também os lutadores de hoje, que atuam em defesa das demandas da sociedade, exigindo direitos trabalhistas e democratização da mídia, construindo jornalismo plural, greves e manifestações, atentos às lutas e críticas ao modelo neoliberal. O evento será realizado em 19 de setembro, das 17h às 20h, no Plenário Evandro Lins e Silva.

Programa:

17h – Abertura:

Luciano Bandeira – Tesoureiro da OAB/RJ e Presidente da Comissão de Prerrogativas;
Aderson Bussinger – Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa OAB/RJ;
Daniel Mazola – Jornalista, Editor e Diretor da Tribuna da Imprensa Sindical.

17h20 – Vídeos:

“Mídia brasileira, monopólio e manipulação política” (25 min), do programa The Listening Post, da rede Al Jazeera;
17h50 – “Quem é quem no Sindicalismo Brasileiro – Raphael Martinelli” (27 min), da Tribuna da Imprensa Sindical.

18h20 – Debate: com o Jornalista, Cineasta e Diretor do Programa de TV., IDEA – UFF, André Moreau e o Jornalista, Editor e Diretor da Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola.

19h – Entrega dos Prêmios:

‘Destaque Sindical 2018’;
‘Destaque liberdade de Imprensa 2018’.

Informações e inscrições:
Tel: (21) 2272-2055 E-mail: [email protected]
Inscrições gratuitas

Realização: Tribuna da Imprensa Sindical e Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ.

Comentários




    gl