Paraguai escolhe novo presidente; eleição acontece em turno único

O Paraguai se prepara para ir às urnas neste domingo (22) quando vai eleger seu presidente para os próximos cinco anos, com o candidato de direita, Mario Abdo Benítez, do governista Partido Colorado e favorito nas pesquisas, apesar dos vínculos de sua família com o ex-ditador Alfredo Stroessner.

“Marito”, como é conhecido popularmente, enfrentará o candidato liberal Efraín Alegre, apoiado por uma coalizão de centro-esquerda da qual participa o ex-bispo e ex-presidente (2008-2012) Fernando Lugo. Há ainda outros oito candidatos, mas estão muito atrás nas pesquisas.

As eleições, para as quais estão convocados 4,2 milhões de cidadãos (em 7 milhões de habitantes), serão supervisionadas por missões de observação da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos. A votação terá apenas um turno. As urnas abrem às 7h (8h de Brasília) e fecham às 16h (17h em Brasília).

Além do presidente, os paraguaios elegerão um novo Congresso e governadores para os 17 departamentos em que o país se encontra dividido.

Comentários

 




    gl