Polícia investiga pichação nazista em igreja na região serrana do Rio

Polícia investiga pichação nazista em igreja na região serrana do Rio. Foto: Reprodução de Internet

Polícia investiga pichação nazista em igreja na região serrana do Rio. Foto: Reprodução de Internet

Pichações com a cruz suástica nazista em uma capela histórica de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, indignaram moradores e se tornaram objeto de investigação da Polícia Civil fluminense.

Os símbolos foram pintados entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14) na fachada do templo católico, que tem mais de 150 anos. Segundo a Polícia Civil, a 151ª Delegacia de Polícia (Nova Friburgo) registrou o caso e já foi ao local coletar provas.

A capela é a mais antiga igreja católica do município e tem um sino de bronze doado pelo imperador Pedro II. Localizada em São Pedro da Serra, distrito rural famoso como destino de ecoturismo, a igreja é considerada um dos principais pontos turísticos do distrito.

A lei brasileira considera crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo.

Ideologia autoritária de extrema direita, o nazismo levou à morte de milhões de judeus, estrangeiros, homossexuais, deficientes físicos e integrantes de outros grupos minoritários quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, na primeira metade do século 20. O expansionismo do regime nazista também culminou na Segunda Guerra Mundial.

* Fonte: Agência Brasil

Comentários

 




    gl