Paulo Maluf é condenado a prisão e perda do mandato por lavagem de dinheiro

Paulo Maluf. Foto: Agência Brasil

Paulo Maluf. Foto: Agência Brasil

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal votou nesta terça-feira (23) pela condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado e à perda do mandato na Câmara, além do pagamento de multa de R$ 1,3 milhão.

Maluf é acusado de lavagem de dinheiro devido a movimentações bancárias de US$ 15 milhões entre 1998 e 2006 em contas na ilha de Jersey, paraíso fiscal localizado no Canal da Mancha.

Além do relator, ministro Edson Fachin, votaram pela condenação os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. A denúncia julgada, no entanto, não analisou a suspeita sobre o crime de corrupção, que já está prescrito.

Com a condenação, Paulo Maluf poderá perder o mandato e ser proibido de disputar novas eleições por ficar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Sua defesa negou negou qualquer irregularidade e prometeu recorrer, pedindo que o caso seja julgado pelo plenário do STF.

O tribunal não decidiu pela execução imediata da pena. A prisão do deputado só deve ser executada após o julgamento dos recursos. A investigação por lavagem de dinheiro contra Maluf já se arrasta há mais de uma década no STF.

Comentários

 




    gl