Jogo sujo: Notícia falsa envolve nome de diretor do Fantástico, da Globo

Luiz Nascimento, Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt. Foto: Divulgação

Luiz Nascimento, Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt. Foto: Divulgação

As redes sociais e alguns grupos de Whatsapp têm sido plataformas férteis para a propagação de notícias falsas produzidas por criminosos com o objetivo de confundir o público. É o que se chama atualmente de “fake news”. O diretor do programa dominical “Fantástico”, Luiz Nascimento, de 66 anos, no cargo desde 1993, e que vai se aposentar no final do ano, é a vítima mais recente.

Áudio falso é atribuído ao diretor Luiz Nascimento
Áudio falso é atribuído ao diretor Luiz Nascimento

Está circulando uma gravação seguida de uma foto e um texto de apresentação identificando o dono da voz como sendo Luizinho, como os colegas chamam o diretor. A foto é verdadeira, mas o conteúdo da gravação, não. O sotaque paulista, a intensidade e o timbre da voz nada têm a ver com a de Luiz Nascimento.

O conteúdo da gravação faz alusão a “existência de uma guinada editorial” do Grupo Globo em favor de Lula e sua eventual candidatura à presidência da República. Na gravação, se quer convencer que se vive “uma caça à bruxa (sic) dentro do jornalismo da Globo procurando quem é mais alinhado com a esquerda e quem não é”.

Ouça a gravação na íntegra:

Após a divulgação no SRzd, a “Globo” disse, por meio de seu jornal impresso, “que máquinas de propaganda se utilizam cada vez mais de fake news com propósitos escusos. Mas que pesquisas mostram que a emissora tem uma vantagem: como é líder absoluta, e todos veem seus noticiários, o público não acredita nos boatos, porque eles não são compatíveis com o que vai ao ar de fato”.

Comentários

 




    gl