Metrô inaugura estação Cantagalo para o público

No final do ano passado, a então governadora do Rio, Rosinha Garotinho, inaugurou nos últimos dias de sua gestão a estação Cantagalo, terceira do metrô de Copacabana. Na ocasião, a placa comemorativa foi instalada no local, porém a parte operacional do trem não passou a funcionar a pleno vapor. Além de algumas pendências relativas ao fornecimento de materiais, as obras de reurbanização em torno da estação ainda não estavam prontas. O trem começou a circular num horário reduzido, de 12h às 14h, mas a medida foi suspensa para que a finalização fosse mais rápida, já que pouquíssimos usuários estavam fazendo o percurso.

Dois meses depois, a Rio Trilhos, companhia responsável pela obra, anunciou a abertura da nova estação. Será na terça-feira, 27, às 8 horas. E dessa vez, a inauguração será pra valer, incluindo o término da reurbanização da Praça Eugênio Jardim e da rua Xavier da Silveira, locais de acesso à estação. O engenheiro Eduardo D´Aguiar, gerente de obras da Rio Trilhos, afirma que a espera não foi em vão, principalmente para os moradores da região, que reclamavam dos incômodos causados pelos serviços: “A revitalização da Praça e dos seus entornos, com novos brinquedos, nova cabine da PM e, principalmente, com a valorização em cerca de 25% dos imóveis próximos da nova estação, fizeram valer a pena passar pelos transtornos”, garante.

A nova estação tem 136 metros de extensão e estima receber 25 mil passageiros por dia. Os ônibus de integração continuarão partindo da estação Siqueira Campos. O próximo projeto do Metrô é chegar a Ipanema, na Praça General Osório, hoje atendida pelos ônibus que levam o nome de “Metrô na Superfície”. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no mês que vem.

Comentários




    gl