Metade dos eleitores prefere salário como autônomo, aponta Datafolha

A nova pesquisa eleitoral feita pelo Datafolha também apurou o posicionamento dos eleitores sobre os salários mensais. O órgão avaliou duas principais opções: trabalho autônomo e carteira assinada. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira (20).

A pergunta exata do Instituto foi: “O que é mais importante pra você: ter um salário mais alto como autônomo, sem benefícios trabalhistas e impostos mais baixos ou ter carteira de trabalho assinada, com os benefícios trabalhistas e pagando impostos mais altos?”.

Para 50% dos eleitores, ter um salário mais alto como autônomo seria uma melhor opção. O número de entrevistados que preferem o método de contratação conhecido como CLT (com carteira de trabalho assinada e os benefícios trabalhistas) é de 43%. Do total, apenas 7% não souberam opinar.

O levantamento revelou que, quanto maior era a renda familiar dos entrevistados, mais frequente foi a preferência por ser autônomo. O favoritismo pelo tipo de contratação foi maior entre os que já são autônomos (69%), entre os profissionais liberais (73%) e entre os empresários (74%). Já a maioria do público que prefere CLT é formada por aqueles que atualmente são assalariados registrados (55%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro. Participaram do levantamento 8.601 eleitores de 323 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Comentários

 




    gl