Maioria do eleitorado está indeciso ou pretende votar branco ou nulo

Urna eletrônica. Foto: Reprodução

Urna eletrônica. Foto: Reprodução

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) evidencia o clima de desânimo e desinteresse que as eleições de outubro de 2018 têm provocado no eleitor brasileiro. Mais da metade do eleitorado pretende votar em branco ou nulo ou está indeciso em relação à eleição presidencial de outubro.

De acordo com a pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 61% dos dois mil entrevistados disseram não ter interesse algum, ou “pouco interesse”, no pleito de outubro, quando serão eleitos deputados federais e estaduais, senadores, governadores, presidente da República e seus respectivos vices.

Quando perguntados de forma espontânea, sem menção a candidatos, em quem pretendem votar, 59% dos eleitores não disseram nenhum nome. Trata-se do maior número de eleitores com esse perfil das últimas cinco eleições, de acordo com o levantamento “Retrato da Sociedade Brasileira – Eleições 2018”.

Somadas, as fatias do eleitorado que expressam “muito interesse” ou “algum interesse” no pleito contam 38% do total. Ainda, a despeito do desânimo majoritário, 42% dos consultados acreditam que a eleição tem potencial para “mudar o país para melhor”. Ainda, 69% dos entrevistados acreditam que o “o voto de cada brasileiro importa”.

As justificativas para o pessimismo também foram elencadas: 30% dos entrevistados têm na corrupção da classe política a razão de seu desânimo; 19% afirmam não confiar nos candidatos; 16% ainda não encontraram em quem votar; e 11% apontam na falta de mudança na política a fonte do desânimo.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, em todo o país, e detalha informações sobre o perfil do eleitor que vai votar em outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e a possibilidade de que ela reflita a realidade é de 95%.

O meio de comunicação preferido dos eleitores é a televisão: 62% vão utilizar a televisão como fonte de informação, sendo que 25% do eleitorado (1 a cada 4 pessoas) vão se informar exclusivamente pela TV.

Uma parcela menor, 16%, vão usar somente a internet para se informar, incluindo redes sociais e blogs como também os portais de notícias. Apenas 5% do eleitorado vão buscar informações exclusivamente na web.

Comentários

 




    gl