Lula é candidato com maior potencial de votos em 2018, segundo Ibope

Lula. Foto: Reprodução/Facebook

Lula. Foto: Reprodução/Facebook

Pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (20) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato com o maior potencial de votos para a eleição de 2018.

Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula (30%) ou que poderiam votar (17%), em percentual se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro.

Ainda de acordo com o levantamento, feito antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, com as delações de executivos da Odebrecht, a rejeição ao nome do petista caiu 14% desde o processo que levou ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o que representa queda mesmo com as cinco denúncias contra ele apresentadas pela Operação Lava-Jato.

Entre os concorrentes de Lula, os três principais expoentes do PSDB – José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves – viram cair seus percentuais. Enquanto o ex-chanceler tem 25% dos votos certos ou que poderiam votar, Aécio tem 22% e o governador de São Paulo tem 22%. Todos também têm taxas de rejeição – ou seja, os eleitores que não votariam de jeito nenhum – 62% disseram que não votariam em Aécio, 58% em Serra e 54% em Alckmin.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção. Eram 39% há um ano.

Entre os dias 7 e 11 de abril, o Ibope realizou 2.002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Comentários

srzd



mais notícias