Colunas

Livro explica o início e o fim do sistema socialista soviético

Luis Fernandes. Foto: Divulgação

Luis Fernandes. Foto: Divulgação

Vivemos uma revolução tecnológica que tem afetado o comportamento social em todo o planeta. E impactado os modelos políticos e econômicos. Os meios de produção estão no meio disto tudo. A exemplo das plataformas em franca transformação, o mesmo tem acontecido com o capitalismo e suas variações.

A China não abandonou os seu planos de longo prazo, ao ponto de estar finalizando a construção de cidades que só serão ocupadas daqui a 50 anos. Poderíamos dizer que lá reina o comunismo puro? O capitalismo de estado? Um sistema híbrido? O que é a China?

E a Rússia e os estados que um dia integraram a União Soviética? O que é aquilo? Qual rumo estão tomando?

Estas questões tão atuais tem raízes profundas que perpassam os últimos 100 anos. O comunismo imaginado no século XX implantado pelo socialismo soviético foi uma tentativa alternativa ao modelo de capitalismo que tem os Estados Unidos um dos seus melhores exemplos. É preciso estudar o passado para melhor entendermos o presente, meu caro Watson! Esta afirmação é a própria essência do estudo da história.

Livro A Revolução Bipolar. Foto: Divulgação
Livro A Revolução Bipolar. Foto: Divulgação

Por isso recebemos com alegria a obra do professor Luis Fernandes, do Instituto de Relações Internacionais da PUC, que apresenta interessante pesquisa no livro ‘A Revolução Bipolar – a gênese e derrocada do socialismo soviético’,  lançado este mês, dentro da série de debates sobre o tema, chamado de ‘Vanguardas: 100 Anos da Revolução Russa’.

É correta a explicação dos editores do trabalho de que “Fernandes apresenta uma contribuição original por unir pesquisa acadêmica sobre a história do socialismo na União Soviética a estudos sobre as dimensões geopolíticas e geoeconômicas da evolução do sistema internacional”. O prefácio do livro é do professor de História Contemporânea da UFF Daniel Arão Reis. A obra é da Editora PUC em parceria com a Fundação Maurício Grabois, com a editora Anita Garibaldi.

É um livro para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos e entender melhor os dias velozes que vivemos.

Luís Fernandes é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos, e é Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. Nos últimos doze anos, para além das suas funções acadêmicas, ocupou distintas funções de governo na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Diretor Científico da FAPERJ de 1999 a 2002, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de 2003 a 2007 e Presidente da FINEP de 2007 a 2012. É autor de diversos livros, trabalhos e artigos com foco nas transformações da ordem global e na economia política do desenvolvimento.

Comentários

 




    gl