No Jornal Nacional, Jair Bolsonaro volta atacar ‘Folha de S.Paulo’; Bonner reage

Em entrevista na Globo, Jair Bolsonaro ataca a Folha de S.Paulo. Foto: Reprodução de TV

Em entrevista na Globo, Jair Bolsonaro ataca a Folha de S.Paulo. Foto: Reprodução de TV

Em sua primeira entrevista ao vivo como presidente eleito para a “Rede Globo”, Jair Bolsonaro voltou a atacar o jornal ‘Folha de S.Paulo” na noite desta segunda-feira (29) na abertura do “Jornal Nacional”. Antes, ele já havia falado com Record TV, Band, SBT e RedeTV!.

Entre as perguntas, o jornalista William Bonner indagou Bolsonaro sobre sua relação com a imprensa em seu futuro governo e questionou se ele reafirma seu posicionamento em desejar fechar a “Folha”.

Em resposta, o presidente falou que não fechará, mas que, no que depender do governo federal, como verba publicitária, por exemplo, jornais que espalham “fake news” como a “Folha”, não terão seu apoio e incentivo.

“Não quero que ela [a Folha de S. Paulo] acabe, mas no que depender de mim, na propaganda oficial do governo, imprensa que se comportar dessa maneira, mentindo descaradamente, não terá apoio do governo federal”, disse Bolsonaro, que citou uma reportagem feita pela “Folha” no início deste ano, que mencionou a existência de uma “funcionária fantasma” de seu gabinete, identificada como Wal e classificou como “fake news” uma reportagem do jornal sobre disparo de mensagens ilegais no WhatsApp patrocinado por empresários durante a campanha do segundo turno das eleições.

A reportagem citada sobre o WhatsApp foi assinada pela jornalista Patricia Campos Mello, denunciando um esquema de disseminação em massa de “fake news” contra Fernando Haddad, supostamente financiada por empresas apoiadoras da campanha de Bolsonaro.

Diante da fala de Jair Bolsonaro, William Bonner ressaltou que, em ocasiões anteriores o jornal, que pertence ao grupo UOL, atacou duramente o JN, mas que sempre se manteve aberto para réplica.

“Para ser justo do lado de cá, eu preciso dizer que o jornal sempre nos abriu a possibilidade de apresentar a nossa discordância, os nossos argumentos, aquilo que nós entendíamos ser a verdade”, disse Bonner que completou: É indiscutível que a imprensa não é imune a erros e nem a críticas, e isso vale para qualquer órgão da imprensa profissional. Mas também é fato que a imprensa livre é um pilar da democracia. Como presidente eleito, o senhor vai continuar defendendo a liberdade da imprensa e a liberdade do cidadão de escolher o que ele quiser ler, ver e ouvir? A Folha é um jornal sério, é um jornal que cumpre um papel importantíssimo na democracia brasileiro. É um papel que a imprensa profissional brasileira desempenha e a Folha faz parte desse grupo”. Jair Bolsonaro não rebateu.

Esse jornal se acabou, diz Bolsonaro ao JN sobre a Folha

Após a fala de Bolsonaro, a Folha publicou uma reportagem sobre o assunto. Clique aqui para ler

Leia também:

– Bolsonaro diz que irá privatizar ou extinguir a TV Brasil

– Sérgio Moro será convidado por Bolsonaro ocupar cargo em seu governo

Comentários

 




    gl