Guarda Municipal inicia operação para segunda semana do Rock in Rio

Guarda Municipal inicia operação para segunda semana do Rock in Rio. Foto: Ascom - GM-Rio

Guarda Municipal inicia operação para segunda semana do Rock in Rio. Foto: Ascom – GM-Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou às 7h desta quinta-feira (21), o esquema especial de patrulhamento para a segunda semana do Rock in Rio 2017.

O planejamento operacional para os sete dias de festival sofreu ajustes operacionais no trânsito e no ordenamento urbano, mas mantém o emprego diário de 510 guardas.

“Nesta semana, estamos reposicionando o efetivo em alguns pontos estratégicos para reforçar barreiras de coerção ao comércio ambulante irregular e também estamos com mudança nos horários dos bloqueios definidos pela CET-Rio. Esses ajustes são normais, feitos para aprimorar as ações a partir da observação do comportamento do público e de ações de inteligência”, destaca o inspetor Ricardo Soares, diretor de Operações da Guarda Municipal.

Do efetivo total, 230 guardas são do ordenamento urbano e já atuam nas estações e terminais de transportes e nas principais vias de acesso ao Parque Olímpico, com patrulhas a pé, em motocicletas e viaturas, além do apoio de oito cães. Houve reforço no entorno das estações do BRT Rio2, Terminal Olímpico, Jardim Oceânico, para coibir a atuação de ambulantes que prejudicam a mobilidade dos pedestres, prinicipalmente nos períodos de escoação do público.

No trânsito, a GM-Rio atuará com 280 agentes – sendo 20 motociclistas – na fiscalização e no controle do trânsito no entorno do Parque Olímpico.

Divididos em turnos, o efetivo estará distribuído pelos pontos de bloqueio definidos pela CET-Rio, que passarão a ser implantados a partir das 13h. Além de controlar as interdições ao tráfego, os guardas vão coibir o estacionamento irregular e as demais irregularidades de trânsito, além de orientar a travessia de pedestres para evitar acidentes.

Monitoramento e reboques – O trabalho realizado pelos agentes conta com reforço do Centro de Operações, que monitora a área do evento com câmeras, dando suporte e ajudando a dar mais agilidade no atendimento a situações emergenciais. Já a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) manterá 15 reboques, 24 horas no entorno da Cidade do Rock, coibindo o estacionamento irregular na região.

Em caso de veículo rebocado, o cidadão deve imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR), pelo site da Prefeitura ou no próprio Depósito da Prefeitura, que fica localizado na Avenida Pedro II, 67, na esquina com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina. O Depósito da Prefeitura funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Comentários

 




    gl