Final do Ano: saiba como evitar dívidas com as compras de Natal

Presentes de Natal. Foto: Reprodução de Internet

Presentes de Natal. Foto: Reprodução de Internet

O final do ano é uma época muito esperada: férias, décimo terceiro, festas, reencontros com familiares distantes, mas é preciso ficar atento para que o orçamento não estoure e que janeiro não venha repleto de dores de cabeça.

Segundo o especialista em gestão de risco e blindagem de ativos, Tiago Melo, Tiago Melo – Country Chair Presidente da MDRT no Brasil, é fundamental ter um planejamento para os gastos desta época e não abusar de crediário e cartão de crédito.

Confira algumas dicas:

1) Anote tudo: o primeiro passo é listar ganhos e despesas do período. Além de gastos recorrentes, como água, luz, impostos, é preciso deixar uma reserva para a matrícula escolas, uniformes e material.

2) Economia no dia a dia: tente economizar em coisas corriqueiras do dia a dia, como levar seu almoço para o trabalho, reduzir o uso do automóvel particular, dando preferência às alternativas oferecidas em aplicativos ou o transporte público.

3) Fuja de juros: preferencialmente tente comprar à vista, somente em segundo caso opte por parcelamento, atentando-se para que sejam sem juros e no mínimo de prestações possíveis.

4) Invista no futuro: tente reservar de 10% a 15% do salário para investir no futuro. Busque opções de investimento com o seu perfil, pois muitas vezes alternativas interessantes são esquecidas, como os títulos do tesouro.

5) Impulso: evite compras por impulso, faça uma lista dos presentes que irá comprar e não caia em tentações.

6) Presenteie-se: o melhor presente e prova de amor que você pode dar a si mesmo e à sua família é a aquisição de uma bela apólice de seguro em vida, pois assim terá a tranquilidade de saber que o futuro está bem resguardado.

Comentários

 




    gl