FAB encontra avião em Mato Grosso com família desaparecida há cinco dias

Família sofre acidente aéreo em Mato Grosso. Foto: Reprodução

Família sofre acidente aéreo em Mato Grosso. Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou na tarde desta terça-feira (12) vestígios do avião de pequeno porte que desapareceu em Mato Grosso no último sábado (9). A aeronave era pilotada por Leandro Ferreira Pascoal, de 28 anos, e levava ainda sua mulher, Francieli Reseto Pascoal, e o filho do casal, Felipe Pascoal, de 1 ano e 7 meses. [Atualização: Os corpos dos tripulantes foram encontrados nesta quarta]

Segundo a FAB, a região é de mata muito fechada e as condições meteorológicas dificultam o acesso à região para aeronaves fazerem buscas. Há, no entanto, equipe em solo atuando no local.

“A última informação que eu tive é que eles encontraram o avião inteiro e que paraquedistas iriam descer ao local para realizar o resgate e uma equipe médica já foi acionada para auxiliar nos trabalhos”, disse mãe do piloto, Marina Ferreira Pascoal, ao site Repórter MT.

Veja nota na íntegra da FAB:

“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que por volta das 16h00 HBV de terça-feira (12/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou vestígios que poderiam ser da aeronave de prefixo PU-MMT, acidentada no estado do Mato Grosso no último sábado (09/12).

Tendo em vista que tais vestígios estavam em uma região de mata muito fechada, a solução adotada foi a de se buscar uma área mais descampada na qual foram lançados paraquedistas da FAB, especialistas em resgate. Esses militares saltaram do avião que realizava a busca, no caso um SC-105 Amazonas do 2º/10ºGAV “Esquadrão Pelicano”.

Entretanto, as condições meteorológicas no momento, as características da mata extremamente fechada e o pôr-do-sol impediram que os militares chegassem até o local.

Paralelamente ao lançamento dos paraquedistas, a Força Aérea Brasileira acionou um helicóptero H-1H, também pertencente ao Esquadrão Pelicano, o qual decolou imediatamente de Alta Floresta (MT), local onde encontrava-se em alerta exclusivo para apoiar a operação.

Ao sobrevoar o local, já no final do dia e a baixa altitude, a tripulação do helicóptero conseguiu confirmar que os vestígios eram efetivamente destroços da aeronave de prefixo PU-MMT.

As condições meteorológicas na região são desfavoráveis nesta manhã de quarta-feira (13/12), prejudicando as decolagens das aeronaves, no entanto, as equipes de resgate da FAB procedem as buscas em solo.”

Comentários

 




    gl