Defesa Civil avalia danos no Museu Nacional; meteorito resistiu ao incêndio

Meteorito Bendegó foi um dos poucos itens que resistiram ao incêndio no Museu Nacional. Foto: Reprodução/TV Globo

Meteorito Bendegó foi um dos poucos itens que resistiram ao incêndio no Museu Nacional. Foto: Reprodução/TV Globo

O meteorito Bendegó foi uma das poucas peças que sobreviveram ao incêndio que acometeu o Museu Nacional no último domingo (02). A mais antiga instituição científica do Brasil foi consumida pelas chamas por volta das 19h30; bombeiros só conseguiram controlar o incêndio seis horas depois, aproximadamente às 02h. A Defesa Civil está no local, na manhã desta segunda-feira (03), para avaliar os danos.

O Bendegó era uma das principais atrações do Museu, que possuía um acervo com mais de 20 milhões de itens. Pesando 5,6 toneladas, o meteorito foi achado em 1784 no interior da Bahia e levado ao Museu Nacional em 1888 a pedido do imperador D. Pedro II. A maioria dos objetos preservados no Museu não teve a mesma sorte da histórica pedra vinda do espaço.

Ainda não há um levantamento sobre quais peças resistiram ao incêndio. No entanto, a assessoria do Museu Nacional garantiu que parte do acervo do prédio anexo da Instituição — como itens de botânica, a biblioteca de obras raras e parte do acervo de vertebrados — foi resgatado. Há uma expectativa para saber se o material guardado no subsolo do Museu foi danificado, ou resistiu ao incêndio.

– Perda irreparável: Incêndio destrói Museu Nacional no Rio de Janeiro

Os técnicos da Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, vasculham nesta manhã o local em busca de algum item que ainda possa ser recuperado. Eles ainda avaliam danos causados pelas chamas no edifício histórico que chegou a abrigar a família imperial.

O motivo do incêndio ainda é desconhecido e será investigado nos próximos dias. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil. Entretanto, o caso deverá ser avaliado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal.

Comentários

 




    gl