Datafolha aponta para segundo turno: Bolsonaro 58% e Haddad 42%

Bolsonaro e Haddad, Foto: Reprodução de Internet

Bolsonaro e Haddad, Foto: Reprodução de Internet

Na primeira pesquisa do Datafolha sobre o segundo turno das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro do PSL vence Fernando Haddad do PT. O Instituto ouviu 3235 pessoas em 227 municípios nesta quarta-feira (10). A margem de erro do levantamento, contratado pelo jornal Folha de São Paulo e Rede Globo, é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00214/2018. O nível de confiança é de 95%.

O deputado tem 58% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito paulistano conta com o apoio de 42% dos ouvidos. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Na soma dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nos votos totais, Jair Bolsonaro do PSL teve 49% e Fernando Haddad do PT 36%. O índice de votos em branco/nulo/nenhum somam 8%, equanto 6% responderam não saber.

Também foi perguntado ao eleitor quando ele decidiu seu voto no primeiro turno. No dia do pleito, foram 12%, contra 9% em 2014. Na véspera, 6%, número igual ao da eleição presidencial passada. Já a decisão um mês antes de ir às urnas ocorreu para 63% -72% entre os bolsonaristas. Em 2014, o índice era de 67%.

Leia também:

– Vou até a enfermaria fazer debate’, diz Haddad; Bolsonaro responde

Comentários




mais notícias

    gl