Brasil conquista quatro ouros e uma prata em olimpíada de astronomia

Campeões brasileiros da 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Foto: Divulgação

Campeões brasileiros da 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. Foto: Divulgação

A equipe brasileira foi o principal destaque da 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Com quatro medalhas de ouro e uma de prata, os jovens estudantes garantiram o primeiro lugar no quadro geral de medalhas deste ano. O evento foi realizado entre os dias 10 e 20 de outubro, na cidade de Ayolas, no Paraguai.

Durante os dez dias de eventos, os competidores realizaram exames teóricos e práticos. Uma das provas era a construção de foguetes feitos de garrafas PET e impulsionados a água pressurizada. No final, ficaram com as medalhas de ouro os estudantes brasileiros: Caio Nascimento Balreira, Katarine Emanuela Klitzke, Luã de Souza Santos e Vinícius Rodrigues de Freitas. Já a medalha de prata foi conquistada por Gabriel Gandra.

O desempenho da equipe brasileira neste ano garantiu um novo recorde para o país. Ao longo das dez edições da Olimpíada, o Brasil conquistou, ao todo, 50 medalhas na competição. Foram elas, 30 de ouro, 16 de prata e 4 de bronze. Quantidade faz com que o país seja o maior medalhista da história da OLAA.

No próximo ano, a 11ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica será realizada no México.

Comentários

 




    gl