Bolsonaro é visto como candidato da elite; Haddad, dos pobres, aponta Ibope

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Foto: Agência Brasil

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Foto: Agência Brasil

A maioria do eleitorado do Brasil considera que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é um representante dos interesses dos ricos, dos bancos, dos agricultores e dos empresários no segundo turno da eleição presidencial. Já o candidato do PT, Fernando Haddad, por sua vez, é visto como o defensor dos pobres, das mulheres, dos aposentados e dos trabalhadores.

Os dados são da pesquisa divulgada pelo Ibope nesta segunda-feira (15). O levantamento ouviu 2.506 eleitores em questionários que foram feitos nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01112/2018. Jair Bolsonaro aparece com 59% dos votos válidos, contra 41% do petista Fernando Haddad.

Ao todo, 65% consideram que Jair Bolsonaro é o candidato dos ricos, enquanto 22% pensam o mesmo sobre Fernando Haddad. Em meio a isso, entre os eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos, o presidenciável do PSL é visto como representante da elite por 70%.

Em contraposição, Fernando Haddad é visto, por 48% dos eleitores, como aquele presidenciável que vai defender os interesses dos eleitores de menor poder aquisitivo. Outros 27% acham o mesmo de Bolsonaro. Entre os eleitores que ganham até um salário mínimo, 62% acham que Haddad é o representante dos mais pobres.

De acordo com o Ibope, Bolsonaro é considerado também um defensor dos interesses do empresariado (65%) e dos bancos (54%). Em compensação, 44% consideram Haddad o candidato que vai tocar projetos a favor dos aposentados (39% para Bolsonaro) e 47% acham que o petista vai governar para os trabalhadores (42% acham o mesmo de Bolsonaro). Além de ser o defensor dos pobres , Fernando Haddad também é visto como o candidato das mulheres por 48% (frente a 37% de Jair Bolsonaro).

Comentários

 




    gl