Após 15 horas fechada, fronteira com a Venezuela é reaberta em Roraima

Fronteira com a Venezuela. Foto: Reprodução de Internet

Fronteira com a Venezuela. Foto: Reprodução de Internet

A pedido do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi aberta a fronteira de Roraima com a Venezuela. A informação foi confirmada pela 1ª Vara Federal de Roraima. Segundo a delegacia da Polícia Federal em Pacaraima, a determinação começou a ser cumprida no final da manhã desta terça-feira (7).

De acordo com a 1ª Vara Federal, a decisão do TRF-1 foi recebida e endereçada ao juiz federal Helder Girão Barreto, responsável pela liminar que determinou o fechamento da fronteira, sob a justificativa de impedir a entrada de imigrantes daquele país.

A decisão do TRF-1 atende a recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que recorreu nesta segunda-feira da liminar concedida por Barreto.

Em nota, a AGU informou que o TRF-1 reconheceu “grave violação às ordens pública e jurídica”, apontada anteriormente por ela, e que a suspensão da entrada de imigrantes contraria o objetivo principal da ação ajuizada pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União.

A fronteira entre Pacaraima (RR) e Santa Elena de Uairén foi fechada no início da noite de segunda pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.

Com isso, mais de uma centena de venezuelanos se aglomeraram no local no início desta manhã para fazer a travessia pela fronteira oficial, até que o local fosse liberado.

Comentários

 




    gl