Alta do preço dos combustíveis provoca reunião entre Temer e comando da Petrobras

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, informou que o governo estuda uma forma de tornar os preços dos combustíveis mais “previsíveis”.

Em entrevista concedida antes de entrar em reunião realizada na noite desta segunda-feira (21) no Palácio do Planalto, Padilha disse que o governo está preocupado com o aumento constante do preço dos combustíveis, mas ressaltou que ainda não há uma definição do que será feito.

Nesta segunda-feira (21), pelo menos 13 estados amanheceram com rodovias interditadas pelos protestos feitos por caminhoneiros contra o aumento do diesel – somente na semana passada, foram cinco reajustes diários seguidos por causa da disparada do valor internacional do barril de petróleo.

O encontro realizado no Palácio do Planalto foi convocado em caráter de emergência para discutir o tema. Além de Padilha, foram chamados para participar da conversa com o presidente Michel Temer os ministros Moreira Franco, de Minas e Energia; Eduardo Guardia, da Fazenda; e Esteves Colnago, do Planejamento; e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Eliseu Padilha não detalhou uma eventual proposta de redução de impostos, como PIS/Cofins, mas disse que Temer se reunirá com dirigentes da Petrobras nesta terça-feira (22) para tratar do assunto. O governo quer encontrar uma forma de a Petrobras não repassar tão imediatamente a alta no mercado internacional ao consumidor interno.

“O que vamos tentar é ver se encontramos um ponto em que possa ter um pouco mais de controle nesse processo para que os maiores interessados, o cidadão brasileiro e os transportadores, possam ter previsibilidade em relação ao que vai acontecer”, explicou o ministro.

Os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram para o dia 30 uma Comissão Geral no Congresso para acompanhar os desdobramentos da política de reajuste de preços de combustíveis no país.

Comentários

 




    gl