A África planta árvores e o Brasil desmata

África. Foto: Reprodução

África. Foto: Reprodução

Reportagem da BBC Brasil informa que 11 países africanos estão construindo uma muralha de árvores desde 2007 e já colhem os benefícios desta ação. Diferentemente do Brasil que através do Governo Michel Temer incentiva o desmatamento dá todo o apoio a madeireiros inescrupulosos e fazendeiros impiedosos que destroem matas nativas para pasto.

A iniciativa africana nasceu com o objetivo de fazer com que o muro vegetal atinja 8 mil km de comprimento e 15 km de largura.Só o Senegal sozinho já plantou 11 milhões de árvores.De acordo com a declaração de Absaman Moudouba, líder de um vilarejo do sul do país que fica nas cercanias da chamada Grande Muralha Verde, o projeto está revertendo a desertificação.

“Quando não havia árvores, o vento escavava e desgastava o solo. Mas está mais protegido agora. As folhas viram compostagem e a sombra aumenta a umidade do ambiente – e assim há menos necessidade de água”, afirma.
“Antes, havia fome e seca generalizadas aqui. Então, começou a plantação de árvores e depois um jardim onde as mulheres fazem a cultura agrícola. Antes, as pessoas costumavam migrar, mas agora elas só seguem a linha da Grande Muralha Verde em busca de emprego. Elas não partem mais”, diz Moudouba.

Arremata a BBC que “o projeto começou em 2007 e o custo estimado é de U$8 bilhões (R$25 bilhões). Apesar de estar anos distante de ser finalizado, o Banco Mundial, a ONU, a União Africana e os Jardins Botânicos do Reino Unido seguem na busca de fundos para continuar o plantio”.

Enquanto a óbvia solução africana ameniza a pobreza da região, o Brasil volta a ser incluído no Mapa da Fome. A atual política agrária brasileira é um desastre como todo o resto das decisões deste governo atolado em corrupção que aí está.

Comentários

 




    gl